Windows 11 ganha Copilot Actions, IA que trabalha por você
O Windows 11 começou a receber recursos “agentes” de IA. A novidade principal é o Copilot Actions, que permite que a IA execute tarefas no seu PC com autorização do usuário.
Funciona assim: a Microsoft criou um agent workspace, um espaço separado dentro do sistema. Nele, você concede acesso limitado a apps e arquivos para a IA concluir tarefas em segundo plano, enquanto você segue usando o PC. Essa área isolada cria limites claros entre o que a IA faz e o que é da sua conta, com permissões controladas e isolamento de execução.
O Copilot Actions está chegando gradualmente para Insiders por uma atualização do app Copilot na Microsoft Store. Exemplos de uso incluem organizar fotos de viagem, arrumar a pasta Downloads, converter arquivos e extrair informações de PDFs.
Privacidade e segurança seguem em pauta. A Microsoft afirma que vai oferecer controles claros, orientação e limitações para o acesso da IA, pedindo permissão explícita do que ela pode ver. Ainda restam dúvidas sobre como dados autorizados serão usados e se podem treinar modelos, mas a empresa diz que vai alinhar tudo aos seus padrões de IA responsável.
Curioso para testar? Você deixaria a IA do Windows organizar suas capturas e pastas de jogos?