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Todd Howard revela: por que a Bethesda não vai deixar a IA dominar os jogos — Descubra agora

Cena de Fallout: New Vegas

Em um evento para a segunda temporada do seriado Fallout, Todd Howard, da Bethesda, falou sobre a influência duradoura de New Vegas e sobre a escolha de não usar o bordão “war never changes”. Em entrevista, ele também comentou o uso de inteligência artificial no desenvolvimento de jogos.

Howard disse que vê a IA como uma ferramenta. A intenção criativa vem dos artistas humanos. A IA pode acelerar iterações que a equipe faria de qualquer forma, mas a Bethesda não a usa para gerar conteúdo. A prioridade, disse ele, é proteger a arte e a intenção humana que tornam os jogos especiais. Ele comparou trabalhar sem IA a escolher uma versão antiga do Photoshop, observando que muitos artistas preferem ferramentas antigas por hábito ou preferência.

O debate na indústria segue dividido. Líderes como Tim Sweeney, da Epic, dizem que a IA estará presente em quase toda a produção. Outros, como Dan Houser, da Rockstar, têm críticas duras à tecnologia. Strauss Zelnick, da Take-Two, avalia que a IA traz eficiência, mas que não vai criar genialidade. A posição da Bethesda é tratar a IA como mais uma ferramenta de trabalho, não como substituta da criatividade humana. E você: acredita que a IA pode ajudar sem tirar a alma dos jogos?

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