© 2025 Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Rebecca Heineman, cofundadora da Interplay, morre aos 62

Rebecca Heineman, desenvolvedora e ícone da indústria, morreu aos 62 anos após um diagnóstico recente de câncer no pulmão. A família mantém uma campanha de arrecadação online para ajudar nos arranjos finais, e colegas têm publicado homenagens nas redes sociais.

Em 1980, ela venceu um torneio nacional de Space Invaders e se tornou a primeira campeã oficialmente reconhecida de videogame nos EUA. Creditada em 67 jogos, Heineman cofundou a Interplay em 1983, ao lado de Brian Fargo, Jay Patel e Troy Worrell. Na empresa, criou e programou diversos títulos, com destaque para o design de The Bard’s Tale 3: Thief of Fate.

Nos anos 90 e 2000, seu foco foi programação e conversões: entregou versões para Mac de Wolfenstein 3D, Baldur’s Gate e Icewind Dale. A história do port de Doom para 3DO, feito em poucas semanas, virou lenda entre fãs e desenvolvedores.

Heineman se assumiu mulher trans nos anos 2000 e foi casada com a também lenda Jennell Jaquays, falecida em 2024. Em 2025, recebeu o prêmio Gayming Icon, da Gayming, por sua defesa de inclusão, acessibilidade e diversidade. Recentemente, trabalhou no port de Wizordum para Mac em parceria com a Apogee.

Fica um legado de pioneirismo, técnica apurada e generosidade com a comunidade. Qual jogo ou história da carreira de Heineman mais marcou você?

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários