O RGG Studio não vai ‘ocidentalizar’ Like a Dragon — Saiba por que e o que vem a seguir!
A série Yakuza tem muitos jogos desde 2005 e sempre misturou drama intenso com humor absurdo. Mesmo só virando sucesso no ocidente a partir de Yakuza 0, o estúdio manteve sua identidade sem ceder a mudanças para o público estrangeiro. Em entrevista, o produtor executivo Yokoyama Masayoshi afirmou que o RGG Studio não vai abandonar a ideia de fazer o que parece verdadeiro para a equipe. Eles reconhecem que o público ocidental cresceu desde 2015, mas não pretendem mudar a fórmula por isso.
Ele explicou que, se quisessem criar um jogo pensado para públicos estrangeiros, o caminho seria ter um protagonista estrangeiro e ambientar a história fora do Japão. Mas, disse ele, isso deixaria de ser Like a Dragon. Para o estúdio, é mais importante preservar o que os define e levar essa identidade para o mundo. Ele também alertou que perder a própria direção pode levar a decisões estranhas.
As escolhas recentes mostram essa postura. Em 2020 a série mudou o combate para turnos com Yakuza: Like a Dragon. Em 2024 veio Like a Dragon: Infinite Wealth, ambientado no Havaí. Este ano também saiu um spin-off de piratas. Essas mudanças foram controversas, mas deixam claro que o estúdio prefere inovar do próprio jeito, mesmo que isso não signifique vender ainda mais no ocidente. E você, concorda com a postura do estúdio?