O novo controle da Steam quer te tirar do mouse — vai rolar?
Valve voltou com um controle chamado Steam Controller que tenta resolver o problema de jogar no sofá sem perder a precisão do mouse. Ele traz dois sticks com touchpads por baixo, haptics mais fortes nas alças, giroscópio com “grip sense” que só ativa o gyro quando você segura o controle, e sticks TMR que prometem menos drift e deadzones menores — tudo pensado para ter paridade de entrada com o Steam Deck e rodar os mesmos esquemas de controle. ([pcgamer.com](https://www.pcgamer.com/hardware/controllers/steam-controller-specs-availability-hands-on/?utm_source=openai)) Tem conectividade Bluetooth e uma ligação 2,4 GHz via um ‘Puck’ que serve também como base de carga e pode parear até quatro controles; a bateria passa de 35 horas segundo as especificações mostradas. ([pcgamer.com](https://www.pcgamer.com/hardware/valve-announces-steam-machine-frame-controller/?utm_source=openai)) Testei rápido em Valve HQ e a pegada parece natural: posição dos botões sem curva de aprendizagem, touchpads semelhantes aos do Deck e gyro que funciona melhor do que eu esperava. Eles disseram que o lançamento é em 2026 e o preço ainda não foi divulgado, mas lembram que a primeira versão foi vendida no fim por US$5 — o que daria cerca de R$26,85 com a cotação atual de ~R$5,37 por dólar. ([pcgamer.com](https://www.pcgamer.com/hardware/controllers/steam-controller-specs-availability-hands-on/?utm_source=openai)) Usei o controle em Balatro no teste e o jogo funcionou bem tanto com stick quanto com giro/trackpad. ([store.steampowered.com](https://store.steampowered.com/app/2379780/Balatro/?utm_source=openai))