Larian em apuros: AMA promete revelar a verdade sobre o uso de IA em Divinity
A Larian Studios e o CEO Swen Vincke enfrentaram uma reação forte depois de comentários sobre o uso de inteligência artificial generativa no estúdio. Os comentários vieram pouco depois da revelação do novo jogo Divinity e chamaram atenção porque fãs temem a automação de arte, textos e vozes. A empresa disse que não usa IA generativa para conteúdo dentro do jogo, mas as explicações iniciais não convenceram parte da comunidade, que reagiu com críticas e dúvidas.
Para responder às preocupações e detalhar como a equipe trabalha, Larian anunciou que fará um AMA com vários departamentos após o recesso de fim de ano. Os desenvolvedores vão explicar os processos de criação de Divinity e como as ferramentas digitais entram no dia a dia do estúdio. A empresa afirma que avaliar novas tecnologias faz parte do trabalho, mas que serão feitas mudanças quando um método não combinar com a identidade do estúdio. A ideia é mostrar onde a IA é testada — em tarefas de apoio, ferramentas internas e revisão — e onde não é usada em produções finais.
Esse encontro pode ajudar a trazer mais nuances à discussão e permitir que jogadores façam perguntas diretamente aos criadores. Muitos fãs já se manifestaram e o estúdio quer usar o AMA para ouvir e esclarecer dúvidas. Larian também disse que o foco permanece em entregar experiências de RPG com altos padrões de qualidade e de autoria original. A data do AMA será anunciada no começo do ano.