Final Fantasy 7 foi a principal inspiração por trás de Baldur’s Gate 2, revela ex-desenvolvedor da BioWare
Durante uma conversa recente com o canal Slandered Gaming, o veterano Trent Oster — que trabalhou no primeiro Baldur’s Gate e hoje é CEO da Beamdog — contou que Final Fantasy 7 teve papel crucial na criação de Baldur’s Gate 2. Segundo Oster, o diretor James Ohlen ficou impressionado com a forma como o RPG da Square tratava seus personagens e suas relações, o que acabou mudando completamente a visão da equipe.
Na época, os companheiros do primeiro jogo eram figuras mais utilitárias, com poucas falas e pouca conexão emocional com o jogador. A comparação com o grupo carismático de Final Fantasy 7 teria deixado Ohlen inquieto, levando-o a repensar o papel dos companheiros em Baldur’s Gate 2. O resultado foi um sistema mais profundo, cheio de histórias pessoais e interações marcantes — a base do que viria a se tornar as “missões de lealdade” de Mass Effect.
A influência também se refletiu na estrutura do jogo. Enquanto o primeiro Baldur’s Gate tinha extensas áreas genéricas, a sequência apostou em uma jornada mais cinematográfica, com cenários icônicos como o Subterrâneo e a cidade dos Sahuagin. No fim, a admiração (e um pouco de medo) por Final Fantasy 7 acabou empurrando a BioWare a reinventar o RPG ocidental — e talvez devêssemos agradecer à Square por isso.