Eidos Montreal demite de novo e cancela projetos
Em publicações nas redes sociais, ex-funcionários afirmam que a Eidos Montreal teve outra rodada de demissões na semana passada. Pelo menos uma dúzia de profissionais foi dispensada. Um diretor do estúdio comentou publicamente que foi preciso se separar de talentos por motivos variados.
Fontes indicam que a maioria dos projetos internos do estúdio foi cancelada. A Eidos Montreal agora estaria focada em co-desenvolver jogos liderados por outros estúdios, como Grounded 2, comandado pela Obsidian, e o reboot de Fable, liderado pela Playground Games. A Eidos Montreal e a Embracer Group não comentaram os relatos.
Esta é a segunda onda de cortes na Eidos Montreal em 2025, após cerca de 75 demissões em março. Em 2024 o estúdio também demitiu equipes e cancelou um novo jogo de Deus Ex. As medidas parecem refletir problemas maiores na Embracer Group, que teve o colapso de um acordo de financiamento de aproximadamente R$10 bilhões, gerando fechamento de estúdios e quase 1.400 demissões até fevereiro de 2024.
A Embracer Group encerrou parte da reestruturação em março de 2024 após vender a Gearbox por valor bem menor do que pagou, mas as demissões continuaram. Em maio houve nova reestruturação e a Crystal Dynamics passou por três rodadas de cortes em 2025. O futuro da Eidos Montreal fica incerto. O que você acha que deve acontecer?