Dan Houser diz que GTA não é tão bom quanto Dickens — Veja o que isso muda em GTA 6
O cofundador da Rockstar, Dan Houser, disse em entrevista recente que os jogos de Grand Theft Auto ‘não são tão bons quanto Dickens’. Ele usou a comparação para explicar como pensa a escrita e o design de mundo nos jogos: a ideia é dar a sensação de que todo o mundo está ali, como nos grandes romances do século XIX.
Houser lembrou autores como Zola, Tolstoy e Thackeray para falar sobre um tipo de narrativa espalhada, com muitas histórias vivas que acabam se encontrando. Para ele, jogos de mundo aberto tentam o mesmo efeito: criar um ambiente físico e social que pareça real por meio de muitos detalhes menores.
Na prática, a Rockstar busca esse realismo com elementos quase banais que tornam o jogo vivo — roupas sujas, crescimento de barba, reações do cavalo e outras sutilezas. Ainda assim, o texto aponta que esses detalhes podem se perder quando as missões não permitem soluções criativas e penalizam o jogador. Com a saída de Dan Houser, fica a pergunta se o tom literário e o foco em pequenos detalhes vão mudar no próximo GTA 6 e no retorno a Vice City. E você, acha que a ausência dele vai alterar a série?