Alerta: falha no Fast Pair do Google pode permitir invasores controlarem seus fones e ouvir o microfone
Pesquisadores de uma universidade belga descobriram uma falha no sistema Fast Pair do Google que afeta fones, earbuds e alto-falantes Bluetooth. Fast Pair foi criado para emparelhar dispositivos com um toque, mas as brechas permitem uma série de técnicas de ataque. O grupo chamou esse conjunto de problemas de WhisperPair.
A exploração pode permitir que um invasor se junte à conexão entre o celular e o acessório sem que você perceba. Com acesso, é possível controlar o aparelho, mudar o volume e usar o microfone para escutar o ambiente. Em dispositivos que suportam recursos de rastreamento da fabricante, a localização do acessório também pode ser monitorada. A gravidade foi considerada alta, e os pesquisadores comunicaram o problema ao Google em agosto de 2025 para que fabricantes trabalhassem em correções.
Houve trabalho com fabricantes para preparar consertos, mas a correção depende de atualizações de firmware enviadas pelos próprios fabricantes — e você precisa instalá-las. Se tem fones Bluetooth, verifique no site do fabricante ou no app do aparelho por atualizações e peça suporte se não encontrar. Enquanto as atualizações não chegarem, limite as permissões de Bluetooth no celular, evite emparelhar em locais públicos e fique atento a comunicações do fabricante. Pedidos de correção dos usuários ajudam a acelerar a distribuição das atualizações.