Udo Kier, o icônico Yuri de Red Alert 2, morre aos 81 anos
O ator alemão Udo Kier, conhecido por uma carreira longa e prolífica, morreu aos 81 anos. A confirmação veio do parceiro Delbert McBride a uma publicação.
Kier participou de mais de 200 filmes ao longo da vida. Trabalhou com artistas e diretores como Andy Warhol, Lars von Trier e Werner Herzog. Ele também apareceu em clipes de Madonna, Gwen Stefani e Korn, mostrando versatilidade entre cinema e música.
No universo gamer, ele será sempre lembrado como Yuri, de Red Alert 2 e Yuri’s Revenge. Yuri é um psíquico da Transilvânia que usurpou o controle da União Soviética e lançou uma invasão aos Estados Unidos antes de ser derrotado na Antártida e preso em uma Câmara de Isolamento Psíquico. A performance intensa e excêntrica de Kier ajudou a definir a personalidade dos jogos e a fixar Yuri na memória dos fãs.
Kier também apareceu no trailer de revelação de OD, do Hideo Kojima, e estava escalado para participar mais do projeto. Não está claro quanto do trabalho foi concluído. Kojima deixou uma homenagem nas redes sociais, lembrando o encontro em Milão e chamando Kier de um ícone. Em entrevista sobre Red Alert 2, Kier chegou a dizer que os fãs podiam escrever para a Westwood pedindo que ele voltasse aos jogos. Que memória você guarda do Yuri ou de outros papéis de Udo Kier?