© 2026 Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Snapdragon X2 Plus pode revolucionar os portáteis — 35% mais rápido e 43% menos consumo?

Snapdragon X2 Plus pode revolucionar os portáteis — 35% mais rápido e 43% menos consumo?

A Qualcomm apresentou no CES 2026 os novos Snapdragon X2 Plus, uma versão mais acessível dos chips X2 Elite. Eles não parecem um design totalmente novo: muitas funções foram desligadas em relação ao X2 Elite, com menos núcleos de GPU e cache reduzido em alguns modelos. Mesmo assim, a empresa afirma ganho de até 35% em desempenho single-core, graças a mudanças na arquitetura e em clocks mais altos.

O salto de desempenho vem principalmente dos núcleos Prime, que são bem mais potentes que os anteriores. As mudanças incluem estágios de pipeline levemente maiores e o dobro de unidades de desvio, além de ajustes nos pipelines de inteiro e ponto flutuante e melhorias na memória. Junto com RAM mais rápida e a produção em N3P da TSMC, a Qualcomm diz que o X2 Plus pode consumir até 43% menos energia que o X Plus, embora ganhos reais dependam de testes práticos.

Na GPU, os X2 Plus usam o Adreno X2-45; a contagem exata de shaders não foi divulgada, mas estimativas apontam para cerca da metade do X2-90. Essas GPUs suportam DirectX 12, Vulkan e têm aceleração por hardware para ray tracing, além de um cache especializado para reduzir tráfego de memória. Se esses chips operarem na faixa de 10-20 W como se espera, podem ser opção forte para PCs e consoles portáteis, trazendo mais competição para AMD e Intel. Ainda não vimos dispositivos com o X2 Elite no mercado, e a escassez de DRAM pode atrasar lançamentos.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários