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O dedinho que quase travou Half-Life 2: bug bizarro da física

Cena de Half-Life 2

Um ex-desenvolvedor da Valve relatou um bug curioso durante testes de uma versão VR de Half-Life 2. Na cena inicial, um policial do metrô deveria guiar o jogador por uma porta, mas a versão VR travava o jogo alguns minutos depois porque a porta não abria. A equipe percebeu que um guarda atrás da porta estava ligeiramente fora de posição: a borda da caixa de colisão do NPC intersectava a trajetória da porta.

O problema vinha de diferenças mínimas no ponto flutuante. Compilar com o conjunto de instruções SSE em vez do antigo x87 mudou frações nos cálculos da física. Na versão x87, o impacto fazia o pé do NPC girar o suficiente para sair do caminho; na SSE esse giro era um pouco menor, o pé ficou na trajetória, a porta bateu, recuou e travou o jogo. Mover o NPC resolveu, mas achar a causa levou tempo. Isso mostra como pequenos detalhes numéricos podem gerar bugs estranhos. Você já encontrou um bug assim que travou seu jogo?

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