Dan Houser avisa: a indústria de jogos pode virar só negócio
Dan Houser, cofundador da Rockstar e um dos criativos por trás de Grand Theft Auto, participou de um programa de TV para divulgar seu livro e falou sobre o futuro dos jogos. Ele alertou que sempre existe o risco de a indústria ficar excessivamente focada em fazer dinheiro, mas também disse que ainda há muito espaço para inovação narrativa.
Na entrevista, Houser afirmou que ambos os caminhos podem coexistir: grandes jogos lucrativos e projetos que busquem avançar a narrativa. A presença dele num programa leve de fim de semana gerou momentos estranhos, com perguntas desconexas dos apresentadores, mas suas ideias sobre arte e lucro ficaram claras.
É curioso ouvir esse aviso vindo de alguém que ajudou a transformar a franquia Grand Theft Auto em um fenômeno comercial. Houser disse que sempre houve uma visão criativa por trás dos jogos, mesmo que títulos recentes tenham ficado mais nihilistas e focados na simulação. Ao mesmo tempo, a Rockstar foi criticada por demitir entre 30 e 40 funcionários que participavam de um grupo privado ligado a tentativas de formar um sindicato, o que gerou protestos e ação legal.
O comentário dele lembra problemas reais na indústria: anos de demissões, foco em monetização e debates sobre o uso de inteligência artificial no desenvolvimento. Resta saber se criativos e lucro vão seguir lado a lado. E você, acha que a indústria de jogos ainda pode conciliar arte e negócios?