© 2026 Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

AMD vai abrir grande parte do FSR 4 — veja o que muda para jogadores e modders

AMD vai abrir grande parte do FSR 4 — veja o que muda para jogadores e modders

A AMD anunciou em uma sessão com a imprensa que pretende liberar a maior parte da biblioteca do FSR 4 como código aberto, mas que vai manter o núcleo da tecnologia fechado. A empresa quer dar acesso às ferramentas do SDK, mas proteger os detalhes das redes neurais para não facilitar a vida dos concorrentes.

O FSR 4 é a versão mais recente do sistema de upscaling e geração de frames da AMD. Diferente das versões anteriores, ele depende das unidades matriciais das GPUs RDNA 4 porque usa redes neurais para corrigir artefatos e interpolar frames. Versões anteriores já estão disponíveis sob licença MIT. Uma liberação acidental do código no ano passado permitiu que modders testassem o FSR 4 em GPUs mais antigas, embora com impacto de desempenho.

Com a biblioteca pública, deve ficar mais fácil criar apps de terceiros e ferramentas que melhorem como o FSR é aplicado nos jogos. Isso pode simplificar a vida de quem cria mods e de quem quer sobrepor o FSR em jogos sem depender tanto dos drivers. Mesmo assim, manter o núcleo fechado significa que os modelos e segredos que fazem o upscaling avançado vão continuar protegidos. No fim das contas, jogadores e modders ganham mais opções, mas nem tudo será liberado.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários