© 2025 Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Ajuste escondido no Windows 11 pode deixar seu SSD NVMe até 80% mais rápido!

NVMe

Usuários descobriram um ajuste no registro que pode melhorar o desempenho de SSDs NVMe no Windows 11 em até 80%. O Windows trata a maioria das unidades como SCSI, o que força a tradução de comandos NVMe e gera latência e uso extra de CPU. Recentemente a Microsoft anunciou suporte nativo a NVMe no Windows Server 2025, que elimina essa camada e otimiza os SSDs.

Apesar de ser no Windows Server, essa opção também está presente no Windows 11, mas escondida no registro. Algumas pessoas testaram e conseguiram aplicar os mesmos ajustes no Windows 11. Porém, muito cuidado, a funcionalidade foi pensada para servidores, então pode dar muito ruim usar em computador normal. Além disso, mudar as chaves pode fazer o SSD sumir da lista de dispositivos, travar o PC e causar problemas em aplicativos.

Alguns usuários que conseguiram fazer funcionar relataram ganhos grandes no desempenho de escrita e leitura – variações entre 40% e 80% em alguns testes – e redução do uso de CPU. Na prática, isso pode reduzir tempos de carregamento em jogos e melhorar a multi-tarefa. Porém, alguns usuários não viram diferenças ou viram diferenças bem discretas, de 5 a 10% de ganho. Isso pode indicar que cada setup vai reagir de forma diferente.

Quer arriscar? O guia para alteração está neste link em alemão! Muito cuidado e siga por sua conta e risco! Nós recomendamos esperar que a Microsoft libere a solução oficialmente para o Windows 11.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários